A escola, os amigos e o coletivo

A dinâmica da maternidade é uma das coisas que mais me impressiona.Todo dia é uma coisa nova, todo dia algo para aprender e sempre tudo paraensinar. Que privilégio e que aventura!!!

Faz quatro meses que entramos na deliciosa fase escolar e avelocidade de novidades para nós e principalmente para o Tito têm sido mais umadessas surpresas boas que a maternidade trás!

Tito ama a escola, os amigos, as professoras, as atividades!Dia triste pra ele é dia sem aula!

É claro que junto com as novas responsabilidades, vieramnovos desafios. E um deles está sendo o aprender a viver no coletivo. Mesmosendo uma sala pequena (são nove alunos), conviver com outras novas pessoinhas,aprender a dividir, conviver no coletivo são os ‘chefões’ do momento. Tito A-M-Aos amigos! Fala deles o tempo todo, brinca imaginariamente com eles quando estáem casa e às vezes, dormindo, podemos escutar ele falando o nome de algum amigodurante o sonho. É claro, que como qualquer criança da idade, as brigas também acontecem.E foi aí que começamos a fazer atividades em casa que desenvolvessem esse sensode coletivo e amizade.

A primeira coisa foi estudarmos em nosso devocional sobre os amigos e como devemos amá-los (Provérbios 17.17). Depois, começamos orar pelos amigos e pelas professoras. A oração levou Tito a reparar que poderia orar até pelas necessidades dos amigos. Quando alguém está doente ele lembra disso quando vamos orar. Um dia, no devocional, desenhamos todos os amigos e foi aí que tive a ideia de costurar os desenhos. A ideia era fazer bonecos pequenos, mas fuçando nas minhas coisas, descobri materiais parados e bonecos semi prontos, então resolvi usá-los. Ficaram grandinhos e a cara de surpresa do Tito quando acordou e viu todos eles sentados no sofá foi impagável! Ele se diverte com eles, dá ‘broncas’ imitando as professoras, os chama pelo microfone como a monitora faz e coloca todos para brincar juntos! Cada vez que nos deparamos com uma dessas cenas, márrid e eu nos divertimos e rimos baixinho!

Cada nova fase, um desafio! Sou tão grata pela oportunidade de estar pertinho dele e vivendo cada fase de forma intensa juntamente com ele. Acabo aprendendo junto. Conviver em comunidade é difícil até para adultos, imagine para crianças! (;

Anterior
Anterior

Massinha de Modelar para Bebês

Próximo
Próximo

Lembrancinhas | Casamento Liv e Thomás